Foto: Divulgação/ PF
A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta sexta-feira (8), em Fortaleza, seis mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa suspeita de fraudar o sistema da Receita Federal para receber valores a título de restituição de imposto de renda.
Os mandados foram expedidos pela 11ª Vara Federal em Fortaleza. As medidas judiciais cumpridas, incluindo o bloqueio das contas bancárias dos investigados. Segundo as investigações, foram identificadas mais de 12 mil declarações de IR fraudadas – maioria em nome de estrangeiros que já saíram definitivamente do território nacional.
De acordo com a Receita Federal, a organização criminosa gerou prejuízo superior a R$ 2,7 milhões à União. “[As investigações] objetivam colher maiores elementos de prova acerca da participação de cada um dos membros da organização criminosa, bem como rastrear e recuperar o dano causado”, informou a PF.
Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado, falsificação e uso de documento falso, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa.