Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Polícia Federal cumpre mandados de prisão contra suspeitos de furtos a caixas eletrônicos
Foram expedidos 10 mandados de prisão, 9 de busca e apreensão e 11 de bloqueio de bens em Crateús, Novo Oriente e Fortaleza.
Rute Oliveira
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (24), a Operação “Alçapão Caiman”, que resultou no cumprimento de 10 mandados de prisão preventiva, 9 mandados de busca e apreensão e 11 de bloqueio de bens nas cidades de Crateús, Novo Oriente e Fortaleza. Além disso, foram expedidos dois mandados de prisão contra investigados já detidos na Bahia. A ação tem como objetivo combater uma organização criminosa especializada no furto de valores de caixas eletrônicos.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram no Tocantins, onde a Caixa Econômica Federal relatou casos de furto qualificado com um modus operandi conhecido como “pescaria de envelopes em caixas eletrônicos”. Em apenas quatro meses de 2022, foram registradas pelo menos 42 ocorrências desse tipo contra agências da CEF em Goiás, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Paraíba, Bahia e Ceará.

A operação de hoje envolveu 50 policiais federais e tem como objetivo interromper essas práticas reiteradas e recuperar os prejuízos causados à Caixa Econômica Federal. As ordens de prisão e apreensão foram expedidas pela 22ª Vara Federal da Seção Judiciária de Crateús/CE.

O esquema criminoso incluía a instalação de um dispositivo fraudulento, conhecido como “Jacaré”, que desviava envelopes do módulo depositário dos caixas eletrônicos da Caixa e de outras instituições financeiras.

Os investigados responderão conforme suas responsabilidades pelos delitos previstos no art. 155, §4º, do Código Penal Brasileiro (CPB), art. 2º da Lei 12.850/13 e art. 1º, caput, §§2º e 4º da Lei 9.613/98, cujas penas podem ultrapassar quatro anos de reclusão.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade