As investigações continuam com a análise do material apreendido, a fim de identificar outros envolvidos nas fraudes. (Foto: Reprodução)
A Polícia Federal, em conjunto com o Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária (NUINP/CE), deflagrou na manhã desta quarta-feira (23/10) a Operação Fair Fishing. A ação cumpriu dois mandados de busca e apreensão expedidos no município de Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza.
A operação investiga denúncias da Federação das Colônias de Pescadores do Ceará (FEPESCE) sobre um dirigente de Colônia que estaria cadastrando falsos pescadores para receberem o seguro defeso indevidamente, além de realizar descontos ilegais sobre os benefícios recebidos.
Entre 2018 e 2021, houve um crescimento expressivo no número de filiados à Colônia de Pescadores, passando de 299 para 545. Esse aumento coincide com um crescimento substancial no número de solicitações do seguro defeso, o que levantou suspeitas.
As investigações apontam que muitas das pessoas listadas como pescadoras não exercem a atividade de pesca artesanal, não dependem exclusivamente da pesca como fonte de renda ou, quando praticam a pesca, ela não é relevante para a subsistência de suas famílias.
O suspeito pode ser responsabilizado pelos crimes de estelionato previdenciário, falsificação de documentos e outros delitos. As investigações continuam com a análise do material apreendido, a fim de identificar outros envolvidos nas fraudes.