Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Porto seco em Missão Velha entra em estudo de viabilidade
A duração do estudo será de 120 dias
Cícero Dantas
Foto: Ascom Adece

Um estudo com o intuito de avaliar a viabilidade de implantação de um porto seco no município de Missão Velha foi celebrado nesta terça-feira (14). O acordo foi assinado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e pela Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação Astef), da Universidade Federal do Ceará (UFC). De acordo com a Adece, a duração do estudo será de 120 dias.

O trabalho levará em conta os setores produtivos com potencial demanda por transporte ferroviário e que estejam incluídos na área de influência da ferrovia Transnordestina, construída para ligar o Porto do Pecém, no Ceará, até o cerrado do Piauí.

Em dezembro de 2023, o presidente da Adece, Danilo Serpa, participou de uma audiência pública em Missão Velha com objetivo de debater a importância do terminal multimodal de cargas para os municípios que compõem a região, bem como impulsionar a logística das empresas locais, fortalecendo a importação e exportação de produtos, o desenvolvimento industrial e a geração de emprego e renda.

A contratação do estudo segue orientação do governador Elmano de Freitas e, sem dúvida alguma o porto seco será um benefício para a Região Nordeste. Com localização estratégica, o município de Missão Velha está no marco zero da Ferrovia Transnordestina”, explicou Danilo Serpa.

O prefeito de Missão Velha, Luiz Rosemberg Dantas (Dr. Lorim), destacou a importância da assinatura do termo entre Fundação ASTEF e Adece. “O cenário atual é favorável. Temos aqui o presidente da Adece, que é ex-presidente do Porto do Pecém e já entende da demanda logística para o Ceará. Vale destacar ainda o alinhamento do Governo Estadual com o Federal”, disse.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade