Foto: Marcos Studart
O Governo do Ceará encerra nesta quarta-feira (15) o prazo para os produtores rurais fazerem a declaração de vacinação do gado bovino e bubalino (búfalo). O governador Elmano de Freitas (PT) fez um apelo aos criadores para fazerem a declaração no site da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), para que dessa forma seja fechado o ciclo histórico de campanhas contra à aftosa.
Segundo técnicos da Adagri, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), 95% dos bois, vacas, touros e búfalos foram vacinados. Porém, esse percentual precisa constar na Adagri por meio das declarações dos criadores. O plantel cearense de bovinos e búfalos chega a 2,7 milhões de animais.
A confirmação da vacinação é fundamental para livrar o Ceará das barreiras sanitárias. O produtor rural precisa declarar que vacinou exibindo o comprovante da vacinação. O documento pode ser preenchido de forma virtual, no site da Adagri, ou presencialmente em um dos 40 Núcleos Locais da Adagri (NLs), ou nos escritórios parceiros da campanha, como a Federação da Agricultura (Faec), ou nas prefeituras.