Compartilhar
Publicidade
Publicidade
PRF promove comando de saúde preventivo para caminhoneiros em Icó
A iniciativa ocorreu no KM 383 da BR 116, no posto da PRF de Icó.
Richard Lopes
Foto: Divulgação

Na manhã dessa terça-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma ação preventiva direcionada a motoristas profissionais. A iniciativa ocorreu no KM 383 da BR 116, no posto da PRF de Icó, e contou com a colaboração do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) do Crato, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (CEREST) de Juazeiro do Norte e da Secretaria de Saúde de Icó.

De acordo com o inspetor chefe da 5ª Delegacia da PRF de Icó, Gladstone Chaves, os comandos preventivos de saúde fazem parte do calendário nacional da PRF e são operações realizadas em parceria com outras instituições, visando informar os motoristas profissionais sobre parâmetros e cuidados com a saúde. Essas ações buscam atender à necessidade de redução da acidentalidade, especialmente aquelas envolvendo veículos de carga, que apresentam maior gravidade e podem resultar em risco de morte.

O público-alvo foi composto por motoristas habilitados nas categorias C, D ou E, priorizando os condutores de veículos transportadores de cargas. Durante o evento, aproximadamente 50 pessoas, na maioria caminhoneiros, foram abordadas e convidadas a participar do circuito de saúde, onde passaram por avaliação biométrica, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), avaliação de gordura corporal, medição da circunferência abdominal, oximetria, medição de pressão arterial, teste de glicemia e verificação da força manual.

Os participantes também assistiram a palestras de educação para o trânsito, tiveram a oportunidade de interagir com um psicólogo, receberam orientações sobre cuidados com a higiene bucal, desfrutaram de serviços de massoterapia e participaram de uma dinâmica que utilizou óculos simulando o estado de embriaguez. O objetivo geral dos Comandos de Saúde, conforme destacado pelo inspetor chefe da 5a Delegacia da PRF de Icó, Gladstone Chaves, é proporcionar a esse público um momento de promoção de saúde, visando à valorização dos cuidados pessoais e uma possível redução no número de acidentes envolvendo esses profissionais.

Segundo dados da pesquisa do perfil dos caminhoneiros da Confederação Nacional do Transporte de 2019, apenas 42,6% procuram profissionais de saúde para prevenção, e 85,3% do total de caminhoneiros não possuem plano odontológico.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade