Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O novo edital do Programa Mais Médicos para o Brasil, do Ministério da Saúde, está ofertando 172 vagas para 87 municípios cearenses. O objetivo do edital é garantir o acesso à saúde pública de qualidade, sobretudo com as aprovações dos médicos em programas de residência.
Em todo o Brasil, foram ofertadas 2.231 vagas para 1.277 municípios. Nesta etapa, os gestores das prefeituras e do Distrito Federal devem indicar, até quarta-feira (22), quantas vagas pretendem preencher em cada localidade do total autorizado pelo edital. Após a etapa de validação das vagas dos municípios, o Ministério da Saúde publicará o chamamento aos profissionais.
Além da reposição de profissionais, há previsão de oferta de 66 vagas para as populações quilombolas que vivem em território rural, em reservas extrativistas e população ribeirinha, para suprir as regiões de difícil provimento e fixação de profissionais.
O Mais Médicos se utiliza de critérios para distribuir suas vagas, como situação de vulnerabilidade social, maior dependência do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a população tenha acesso à saúde e a dificuldade de provimento de profissionais.
87 municípios cearenses são contemplados
O edital disponibiliza 11,7% das vagas destinadas para regiões de muito alta vulnerabilidade e 13,8% para áreas de alta vulnerabilidade, sendo 572 vagas para os municípios de extrema pobreza considerados de alta e muito alta vulnerabilidade.
O Ceará possui 13 municípios classificados com índice de vulnerabilidade social muito alta, 51 com alta vulnerabilidade, 22 com média e 1 com baixa vulnerabilidade, totalizando 87 municípios contemplados no edital.
Confira a lista de municípios contemplados no edital.