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Projeto de escola em Pedra Branca é premiado na Genius Olympiad, em Syracuse (NY)
A mostra foi realizada entre os dias 10 e 14 deste mês, na cidade de Syracuse, no estado norte-americano de Nova York.
Cícero Dantas
Foto: Arquivo Pessoal

O projeto cearense “Mapeamento regional de espécies catingueiras e invasoras na cidade de Pedra Branca: um estudo quantitativo acerca dos impactos da arborização no microclima, vegetação e solo da caatinga local”, desenvolvido por alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antonio Rodrigues de Oliveira, foi premiado na Genius Olympiad, competição internacional sobre questões ambientais para jovens do Ensino Médio.

O trabalho obteve o 3º lugar geral na categoria Science Environmental Quality, conquistando medalha de bronze e oferecendo às estudantes participantes a oportunidade de se candidatarem a bolsas de estudo no Rochester Institute of Technology (RIT) após a conclusão do Ensino Médio.

O projeto teve como tema principal a caatinga, bioma essencial para o Nordeste brasileiro, que encontra-se com 80% da vegetação nativa alterada devido às ações antrópicas, como as queimadas, que têm aumentado nos últimos anos, causando desequilíbrio da biodiversidade, aumento das temperaturas, baixa umidade do ar e liberação de gases tóxicos à saúde humana.

A partir do projeto foi desenvolvido uma campanha de distribuição de mudas de espécies nativas para serem utilizadas na cidade, como o cajueiro e a goiabeira, principalmente nos bairros mais quentes. Além disso, foi desenvolvido o aplicativo chamado AMB, cujo principal objetivo é informar a população sobre como desenvolver mudas nativas. O software está em processo de publicação nas plataformas digitais.

A equipe desenvolveu oficinas de conscientização nas escolas da rede pública localizadas na sede de Pedra Branca, em que os alunos ensinaram a produzir mudas a partir de plantas locais.

A estudante Bruna Vitória, uma das idealizadores do projeto, considera que participar da Genius Olympiad foi uma experiência inesquecível. “A interação com pessoas de diversos países e culturas ampliou nossa visão de mundo, enquanto conhecer os Estados Unidos, especialmente Nova York, foi algo incrível. Essa vivência contribuiu significativamente para meu desenvolvimento pessoal e intelectual, proporcionando momentos marcantes que levarei comigo para sempre”, contou.

Foto: Arquivo Pessoal

O professor Renato Moreira explicou que a competição foi um momento de grande troca cultural e científica, além de ter possibilitado a criação de vínculos que transcendem o período do evento. “[Nossos estudantes] saíram pela primeira vez do país com a importante missão de representar a educação pública estadual, a iniciação científica e, consequentemente, nossa nação – algo que certamente fizeram de maneira grandiosa. A participação na Genius é um marco na vida dessas meninas, pois despertou nelas o interesse em voltar ao cenário internacional no futuro para estudar e buscar novas oportunidades”, projetou.

O projeto foi realizado pelos estudantes Bruna Vitória Bernardo do Nascimento, Gyuliana Facundo de Oliveira e Gustavo Pacífico Gomes Fernandes, que tiveram a orientação dos professores Francisco Renato Moreira da Silva (orientador) e Rafael Saraiva da Silva (coorientador). O grupo foi representado na viagem pelas estudantes Bruna e Gyuliana, além do professor Renato.

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