Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Reservatórios cearenses somam 56,9% de capacidade preenchida
O resultado acumulado é bastante próximo ao que foi verificado no mesmo período de 2023.
Paulo Junior
Localizada em Antonina do Norte, a Barragem Mamoeiro está com 98,76% de capacidade. Foto: Paulo Junior

Informações atualizadas nesta segunda-feira (20), no Portal Hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), apontam que que o estado está com nível considerado razoável em seus reservatórios. Segundo os dados, os açudes cearenses somam hoje o equivalente a 56,9% de toda a sua capacidade, percentual próximo ao que fora notado no mesmo período de 2023.

Prestes a encerrar a quadra chuvosa de 2024, período de concentra maioria das precipitações no território cearense, ainda existem 57 açudes transbordando. Além disso, outros 26 estão com ao menos 90% de sua capacidade preenchida. Cabe destacar que na bacia do Alto Jaguaribe, onde se encontram a maioria dos reservatórios que abastecem o Cariri, o nível de ocupação total está acima de 70%.

Lembra-se que no início do ano, em janeiro, havia preocupação por parte do Governo do Estado com a quadra chuvosa, já que as primeiras previsões apontadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) destacavam chances elevadas de precipitações abaixo da média. No entanto, ao correr dos meses as previsões foram ajustadas, e notou-se que as chuvas que se abateriam sobre o estado estariam dentro daquilo que normalmente é esperado para o período, em alguns meses até mais do que seria normal.

Para esta segunda-feira (20) a previsão divulgada pela Funceme é de céu variando entre parcialmente nublado e com poucas nuvens em todo o estado. Chuvas isoladas também são esperadas na parte do território, especialmente na região do Cariri.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade