Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Sancionada lei que reconhece o forró como manifestação da cultura nacional
O gênero existe há cerca de 70 anos.
Paulo Junior
Foto: Andréa Rêgo

Durante sessão reservada realizada no início da semana no Palácio do Planalto, o presidente Lula (PT) sancionou o projeto de lei que reconhece o gênero forró como manifestação cultural nacional. O projeto aguardava apenas a sanção presidencial, já que já havia sido aprovado pelos plenários da Câmara e do Senado. 

O gênero existe há 70 anos, e segundo o projeto de lei, ele é uma das mais autênticas vertentes musicais brasileiras. O ritmo nasceu da mistura do baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote. Lembra-se que em 2021, o Instituto do Patrimônio Artístico Nacional definiu as matrizes tradicionais do forró como patrimônio cultural do país. 

A sanção da lei foi acompanhada pela ministra da cultura, a cantora Margareth Menezes, pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Além do deputado Zé Neto (PT-PB), autor do projeto. 

Após a assinatura da lei pelo presidente, o deputado paraibano comemorou o feito nas redes sociais. “Um passo gigantesco para o nosso forró nordestino, e que passará a ter muito mais grandeza, respeito e possibilidade de fazer parte das políticas públicas em nosso país”, escreveu Zé Neto. 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade