Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Segunda dose da vacina bivalente contra covid-19 é recomendada para grupos prioritários; Ceará promove Dia D neste sábado, 9
De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela (Sesa), o Ceará registrou 3.692 casos de Covid-19 entre 2 de novembro e 2 de dezembro.
Maurício Júnior
Foto: Samuel Setubal

O Ministério da Saúde recomendou, por meio de nota técnica publicada na terça-feira (5), a segunda dose de reforço da vacina bivalente contra covid-19 para pessoas a partir de 60 anos de idade e imunocomprometidos com mais de 12 anos de idade que tenham recebido o imunizante há mais de seis meses. No Ceará, haverá Dia D no sábado (9) de intensificação da vacinação de rotina e contra a covid-19, no entanto, a vacina já está disponível nos pontos de vacinação determinados por alguns municípios.

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Estado registrou 3.692 casos de Covid-19 entre 2 de novembro e 2 de dezembro. Apenas na semana entre 26 de novembro a 2 de dezembro, 1.751 casos foram confirmados, número 22,3% maior do que na semana anterior.

A Coordenadora de Imunização (Coimu) da Sesa, Ana Karine Borges, alerta que o contexto atual do país é um momento propício para aplicação do reforço. “A mobilidade da população em dezembro, aliada à alta transmissibilidade do vírus, pode causar aumento de casos, principalmente nesse período, com as confraternizações de fim de ano, férias e outras situações que estimulam a aglomeração das pessoas”, pontuou.

A nota técnica da pasta nacional ainda aponta que houve detecção da variante de interesse BA.2.86 da Ômicron e as sublinhagens BA.2.86.3, JN.3, JN.1, BA.2.86.1 no Brasil. No contexto do Ceará, a alta da positividade registrada há algumas semanas pode estar relacionada à circulação das variantes EG.5, JN.1 e BA.2.86.1, que são identificadas como subvariantes da Ômicron.

A nota do MS diz: “Embora a OMS afirmar que essa sublinhagem apresenta baixo risco para a saúde global e que há crescimento lento em 47 países, no Ceará observa-se aumento expressivo de casos de Covid-19 a partir da segunda quinzena de novembro de 2023. Os resultados do sequenciamento das amostras das SE 45-47 indicam que 80% delas são da sublinhagem JN.1 da BA.2.86“.

A Sesa destaca que além dos idosos, pessoas vivendo com HIV, pessoas transplantadas, com doença renal crônica em hemodiálise, bem como pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico podem tomar a segunda dose de reforço.

Dia D de imunização

A campanha de intensificação da vacinação de rotina e contra a covid-19 vem acontecendo desde o último dia 4, contudo, a Saúde do Ceará vai promover no próximo sábado (9), o Dia D. As pessoas devem acompanhar a programação do município para atualizar o esquema vacinal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) recomendadas.

A imunização contra a covid-19 é indicada para qualquer pessoa a partir de seis meses de idade. A dose de reforço bivalente pode ser aplicada em quem se vacinou há, no mínimo, quatro meses com, pelo menos, duas doses da vacina monovalente.

A pasta informa que até o dia 15 deste mês, a primeira dose da bivalente será estendida a adolescentes a partir de 12 anos de idade.

A vacina é segura e garante uma resposta imunológica mais rápida do organismo. No entanto, para garantir a eficácia, é essencial, além de cumprir o esquema primário de vacinação, receber as doses de reforço indicadas”, destaca Ana Karine.

Seis milhões de pessoas ainda precisam receber essa dose. Esperamos que esta mobilização possibilite um incremento de doses aplicadas, garantindo a ampliação do acesso da população”, conclui a titular da Coiumu.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade