Foto: Ascom Semace
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou a soltura de 1.033 animais silvestres em 2023. No geral, foram 33 ações de devolução à natureza, sendo 27 nos ecossistemas do Ceará e 6 em outros estados, a depender da espécie. Entre os animais devolvidos, o maior número foi de aves (889).
Conforme a Superintendência, as ações de proteção à fauna silvestre iniciam-se a partir de orientações, divulgações de informações, bem como fiscalizações ambientais.
“Os animais silvestres apreendidos, resgatados ou entregues voluntariamente são submetidos ao processo de reabilitação com a finalidade principal de que sejam readaptados à vida na natureza, no habitat. O objetivo é inibir a caça e o tráfico de animais silvestres por meio da sensibilização, sempre que possível, e da repressão, quando necessário“, disse o órgão.
A Semace ainda informou que está prevista a construção de um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres na região do Cariri, além da contratação de médicos veterinários.
As ações de proteção ocorrem em parcerias com algumas instituições como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Pró-Silvestre (IPS) e Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA)