Foto: Thiago Medeiros/ Sefaz-CE
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) alertou os contribuintes sobre as recentes tentativas de golpes em relação ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Segundo ele, golpistas podem utilizar dos meios digitais para induzir os cidadãos ao pagamento para terceiros indevidamente.
“É importante informar aos contribuintes que a emissão do DAE (Documento de Arrecadação Eletrônica), que é o documento de pagamento dos tributos estaduais, é obtida somente por meio dos canais oficiais da Sefaz-CE”, pontuou José Carlos Cavalcante, coordenador de arrecadação da Sefaz-CE.
José Carlos alerta que existem somente três opções oficiais para emissão do documento de arrecadação: o site oficial da Sefaz (www.sefaz.ce.gov.br), o aplicativo Meu IPVA e a Assistente Virtual no número (85) 3108-1404 (WhatsApp), com selo verde de verificação.
O pagamento pode ser feito via boleto bancário, nas agências da Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Santander, Itaú e Casas Lotéricas, ou via PIX, por qualquer instituição bancária. Antes de confirmar o pagamento pelo Pix, a Sefaz orienta conferir se o favorecido é Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.
“Outra lembrança importante para o contribuinte é a de que a Sefaz-CE não envia documento de arrecadação pelos Correios, por e-mail ou por SMS”, reforçou o coordenador de arrecadação.