Foto: Secom MPCE
A Secretaria da Saúde do Ceará lançou um manual intitulado “Cuidado à Saúde da Criança, do Adolescente e da Mulher em Situação de Violência”, destinado aos profissionais de saúde, a fim de contribuir para a melhoria nas práticas dos serviços e processos de trabalho.
“O crescimento da violência nas mais diversas formas é uma preocupação presente em todos segmentos da sociedade e um grave problema de Saúde Pública. Nesse sentido, essa publicação vai reforçar o atendimento tanto das pessoas vítimas de violência ,como também a conduta dos profissionais de saúde que estão nas nossas unidades”, disse a titular da pasta, Tânia Mara Coelho, durante evento de lançamento, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no último dia 19 de junho.
Apesar de ser voltado aos profissionais da saúde, o manual pode ser acessado por meio da página eletrônica da Sesa por qualquer pessoa interessada.
“Espero que esse manual sirva como norte para que todos os municípios possam colocá-lo em prática e assim termos um resultado muito positivo”, complementou o vice-procurador-geral de Justiça do Estado, Lucídio de Queiroz.
Ele ainda pontua que os números de violência contra todos os públicos são alarmantes, com isso, é “necessário reforçar a notificação dos casos por parte de todos os atores envolvidos“.
O material foi elaborado pela Sesa, por meio da Coordenadoria de Políticas de Saúde e Gestão do Cuidado (Cogec), em parceria com o Ministério Público do Ceará (MPCE).