Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Situação da dengue no Ceará será monitorada pelo Ministério da Saúde
A informação foi confirmada pela titular da pasta da Saúde, Nísia Trindade.
Paulo Junior
Foto: Reprodução

A crescente de casos de dengue em todo o país acendeu um alerta junto ao Ministério da Saúde, que iniciou nessa quinta-feira (1) as operações de um Centro de Operações de Emergência. O espaço terá como principal atribuição a mitigação do avanço dos casos de dengue em todo o Brasil. Nessa linha, indica-se que em apontamento pelo titular da pasta da Saúde, Nísia Trindade, foi definido que a situação do Ceará será monitorada de maneira detalhada.

“A mensagem é de mobilização nacional, de união de esforços com estados e municípios. De um Brasil unido contra a dengue. Nós estamos, desde novembro, com uma série de ações para monitorar o avanço da doença. Temos o SUS, com toda sua capilaridade, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. É um movimento de governo, mas também precisamos do apoio da sociedade”, disse a ministra.

Dados trazidos pelo painel de casos de arboviroses do Ministério da Saúde dão conta de que em 2024 o país já registrou cerca de 200 mil casos prováveis de dengue. No Ceará foram registros aproximadamente 548 possíveis casos.

Frisa-se que desde 2023 o país vem acompanhando de modo minucioso o contexto das arboviroses, assim, a criação do Centro de Emergência visa ampliar a capacidade fiscalização da situação, a fim de consolidar ações rápidas de suporte aos infectados e também de prevenção.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade