Foto: Divulgação
A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou o financiamento de dois novos parques solares para o Ceará, o investimento estimado é de R$123,9 milhões. Pontua-se que os empreendimentos serão financiados por meio do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).
Os novos equipamentos serão instalados na cidade de Icó, e farão parte do processo de ampliação das empresas Bom Jardim Energia Solar 1 e 3 SPE. Aponta-se que elas são parte da Qpar Internacional. Aqui frisa-se que as duas plantas terão um investimento total superior ao que será financiado por meio da Sudene, ao final do processo o montante aportado em conjunto com a iniciativa privada será de R$383,3 milhões.
Em diálogo com o Jornal O Povo sobre a temática, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, lembrou que mais de 80% da energia renovável do país é gerada no Nordeste brasileiro. Ele destacou, ainda, que as ações da Sudene são essenciais para a continuidade dos investimentos em energia solar e eólica.
Pondera-se que os dois novos parques são parte do Complexo Bom Jardim, que deverá contar com 10 SPEs. Nessa linha, indica-se que a estimativa é que sejam gerados ao menos 700 empregos durante a fase de implantação. Acresce-se a isso outros 100 empregos gerados de maneira indireta em setores como alimentação e hospedagem.