Compartilhar
Publicidade
Publicidade
TRE-CE lança programa contra Fake News eleitoral
O programa terá três eixos de atuação e visa atingir mais de 10 mil pessoas
Cícero Dantas
Lançamento do Programa Pede-C. Foto: Divulgação TRE-CE

Com objetivo de combater a disseminação de informações falsas na campanha eleitoral de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) lançou, nesta segunda-feira (20), o Programa de Enfrentamento à Desinformação Eleitoral no Ceará (Pede-CE). A iniciativa, terá três eixos de atuação e visa atingir mais de 10 mil pessoas até o fim do ano.

De acordo com o TRE estudual, o Pede-CE é pioneiro por incluir eixos de atuação que tratam de promoção de cursos de capacitação, fortalecimento dos órgãos internos, para detectarem desinformações, além de desenvolvimento de sistemas que facilitem a checagem de informações por parte de juízes eleitorais.

O supervisor do laboratório de inovação do TRE-CE, Tiago Dias,  afirma que, até o momento, “está controlada” a situação da propagação de desinformação voltada ao âmbito eleitoral no Ceará. Assim, o foco do Programa será na prevenção. “No momento, temos uma situação controlada em termos de propagação de fake news. Temos sempre que trabalhar com a preparação, porque há a possibilidade de que esse cenário mude, com as eleições”, afirmou.

Já o presidente do TRE-CE, Raimundo Nonato Silva Santos salientou que a desinformação e a utilização inteligência artificial estão no rol das prioridades do TRE do Ceará para o pleito de 2024. “A Justiça não pode abrir mão das vantagens trazidas pela IA, como ferramenta auxiliar em seus processos de trabalho. A repressão aos atos ilícitos é necessária, mas não suficiente. Enfrentar a desinformação, exige investir no empoderamento e conscientização dos eleitores e futuros eleitores, para que possam ser parte ativa desse processo”, afirmou o presidente.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade