Fachada da Universidade Estadual do Ceará - (Foto: Redes sociais)
Com o fim do mandato do reitor Jackson Sampaio e a suspensão do processo eleitoral na Universidade Estadual do Ceará (UECE), assumirá interinamente a reitoria da instituição um docente escolhido a partir de uma lista tríplice constituída pelo Conselho Universitário, composto por decanos em atividade.
O governador Camilo Santana (PT) escolherá um dos membros desta lista para a gestão transitória, que terá até 90 dias para realizar a eleição, e deverá permanecer no cargo até a posse do reitor eleito.
A lei que dispõe sobre essa situação de vacância no cargo de reitor foi aprovada na sessão virtual de hoje (21) na Assembleia Legislativa.
Para o deputado estadual Acrísio Sena, ex-aluno da UECE, o importante é que quem for escolhido respeite a autonomia da universidade. “(…) aproveite a exitosa experiência no ensino, pesquisa e extensão da gestão do professor Jackson Sampaio, e, acima de tudo, mantenha a estabilidade institucional com docentes, estudantes e servidores (…)”, apontou o parlamentar que é vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia.
A lista tríplice dos decanos que será encaminhada nesta sexta-feira (22) para o governador é composta por Vladimir Spinelli Chagas, Josete de Oliveira Castelo e João Artur Freitas da Rocha.