Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Vacina contra a dengue tem baixa adesão no Ceará
No estado, apenas 25% das 61,7 mil doses recebidas foram aplicadas no público alvo, composto por crianças e adolescentes.
Rogério Brito
Foto: Reprodução

O Ceará registra baixa adesão à vacina contra a dengue. No estado, apenas 25% das 61,7 mil doses recebidas foram aplicadas no público alvo, que inclui crianças e adolescentes. Além disso, pouco mais de mil pessoas retornaram para a segunda dose. Os dados preliminares são do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).

Em todo o Brasil, mais de 2,2 milhões de primeiras doses de vacinas aplicadas. No entanto, há 636 mil registros de segundas doses. Isso significa que menos da metade das pessoas que tomaram a dose inicial buscaram a dose adicional.

De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema vacinal requer um intervalo de três meses. O público é composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Esse público tem uma adesão menor, justamente por não ser uma idade que frequenta os serviços de saúde rotineiramente. Por isso, os pais e responsáveis precisam levar as crianças e adolescentes para se vacinar. É um ato de amor e de responsabilidade”, alerta a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade