A entidade ava(Divulgação)
Dados divulgados na manhã desta quarta-feira (14) por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) mostram que o varejo cearense cresceu 6,9% em junho, quando comparado com o mesmo período de 2023. O resultado trazido pelo levantamento também aponta para um acumulado positivo nos primeiros seis meses de 2024, segundo a pesquisa, o varejo cearense foi ampliado em 9,2% ao longo do primeiro semestre.
Explica-se que, apesar de os dados serem majoritariamente positivos, houve um recuo no comparativo feito todos os meses. Ou seja, comparado com o mês de maio, o volume do varejo no Ceará diminuiu em 0,8%. Pontua-se que a PMC é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Alguns setores do varejo cearense foram os principais responsáveis por puxar o resultado de junho. Por exemplo, a venda de jornais, revistas e itens de papelaria cresceu mais de 74% em junho, quando comparado com o mesmo mês do ano passado; já o comércio de materiais de construção cresceu 9,2%, enquanto a venda de veículos, motocicletas e peças foi ampliada em 2,9%.