Considerando o varejo ampliado de janeiro a setembro, as vendas já caíram 8,5% no Ceará (José Leomar/SVM)
As vendas do comércio varejista ampliado – que inclui material de construção, veículos, motos, partes e peças – no Ceará cresceram 8,1% em setembro deste ano na comparação com igual período de 2019. O dado integra a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na manhã desta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O crescimento do varejo ampliado em setembro é o melhor desde setembro de 2019, quando houve alta de 8,6% na vendas. É o terceiro resultado positivo desde o início da pandemia.
Considerando, porém as vendas do varejo ampliado em setembro na comparação com agosto, mês imediatamente anterior, e considerando o ajuste sazonal da pesquisa, as vendas caíram 3,7% no Estado.
Considerando o varejo ampliado de janeiro a setembro, as vendas já caíram 8,5% no Ceará. Em 12 meses, a retração acumulada é de 5,2%.
Brasil
No País, as vendas do varejo ampliado cresceram 7,4% em setembro, terceira taxa positiva consecutiva. Na comparação com agosto, o volume de vendas cresceu 1,2%, quinta variação positiva consecutiva.
Fonte: Diário do Nordeste