Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Saiba qual é o fone de ouvido ideal para cada atividade
Agência Miséria
Saiba qual é o fone de ouvido ideal para cada atividade. (Foto: Unsplash)

Seja para escutar música de alta intensidade na prática de exercícios físicos, para ouvir podcasts no trabalho ou em casa, para uma experiência de jogo cheia de efeitos sonoros ou apenas por uma questão estética, há muitos tipos de fones de ouvido que podem ser o ideal.

Com o avanço meteórico da tecnologia, as opções do mercado são cada vez mais variadas, tanto em preço como em estilo, e escolher o melhor fone para cada atividade pode ser uma tarefa confusa. Você sabe quais são os principais modelos de fone de ouvido e qual o melhor uso para eles?

Headsets

Os headsets (também chamados de supra-auriculares) são os fones que cobrem toda a orelha com almofadas, em uma espécie de concha. As almofadas são geralmente feitas de espuma e cobertas por uma variedade de materiais, incluindo couro ou camurça. Um dos modelos mais populares de headsets são os com cancelamento de ruído, que podem apresentar dois tipos de tecnologia: passiva e ativa.

O cancelamento de ruído passivo se refere ao som que é eliminado pelos próprios fones de ouvido. Um certo nível de som pode ser reduzido (ou abafado) pelos auriculares que cobrem ouvidos, bloqueando o ruído exterior. O cancelamento de ruído ativo se refere a um som emitido pelos fones de ouvido (que requerem uma bateira para isso) para bloquear o som ambiente. Com variações de tamanho, com fio ou sem e uma série de outras funções, é possível encontrar headsets bons e baratos que funcionem bem em diferentes atividades, como games e esportes.

Outro tipo de headset bastante popular são os fones de ouvido de DJ, que geralmente podem ser girados para fora, e headsets específicos para games. Para os jogadores que queiram se comunicar durante as partidas, os headsets com microfones incluídos são os mais recomendados.

As vantagens dos headsets sobre os demais modelos é o som imersivo e o conforto, embora algumas pessoas não se adaptem ao peso de alguns modelos. Ao evitar que o som escape, o usuário não precisa escutar música ao máximo volume e protege assim sua audição.

A desvantagem aparece na hora de transportá-los: enquanto muitos modelos se dobram ou vêm com um estojo de transporte, este tipo de fone não pode ser facilmente colocado no bolso da calça ou de uma camisa.

Fones de ouvido intra-auriculares

Os fones de ouvido intra-auriculares, conhecidos em inglês como in-ear, são menores que os headsets, e suas almofadas – feitas de silicone, borracha ou espuma – estão projetadas para serem apoiadas diretamente na orelha.

Eles costumam ser menos caros do que os headsets e pesam muito menos. Isso faz deles uma opção mais prática para os que levam os fones para todos os lados, já que podem ser guardados no bolso de uma casa ou camisa. Neste caso, as atividades que mais se encaixam com os in-ear são as atividades diárias e os que buscam um fone que seja mais fácil de transportar, mas ainda assim confortável em seu uso.

Earbuds

Os earbuds ficaram famosos por serem os fones da Apple. Sem espuma ou silicone removível, são feitos para descansar na parte externa do canal auditivo. Por não estar dentro da orelha, o som dos earbuds costuma escapar e sua qualidade pode deixar a desejar se comparada à qualidades dos outros modelos. Os earbuds são práticos e servem para aqueles que levam os fones de ouvidos para onde forem.

Quando se trata de escolher entre headsets, intra-auriculares ou earbuds, o preço pode ser um bom – mas não o único – indício da qualidade do produto. Embora algumas especificações possam ser úteis, coisas como números de resposta de frequência podem ser enganosos. O melhor modelo de fone vai depender muito da atividade para qual será utilizado e estar bem informado é essencial.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade