Vista aérea do campus Juazeiro do Norte. Foto: Gabriel Souza e Luyan Costa/DCOM
Na manhã desta sexta-feira (13) a Universidade Federal do Cariri (UFCA) informou a comunidade acadêmica sobre o cancelamento dos próximos eventos que aconteceriam na instituição. Horas depois, a Universidade levou a público a informação de que a instituição está adotando uma série de medidas preventivas em razão do COVID-19.
Além de suspender os eventos que seriam realizados em ambientes fechados, a UFCA também suspendeu todas as viagens relacionadas às atividades profissionais dos servidores e instituiu o Comitê Interno de Enfrentamento ao Covid-19 (Cieco-19/UFCA).
As aulas da graduação e da pós-graduação serão mantidas, pois ainda há circulação sustentada do Coronavírus no Ceará. Mas segundo a nota oficial publicada pela UFCA, a instituição também entrará em contato com as empresas responsáveis pelo sistema de transporte coletivo que servem os campi de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó. A UFCA pretende solicitar que as empresas aumentem a oferta de ônibus em horários de pico para evitar a aglomeração de estudantes.
A instituição também autorizou que professores, servidores técnicos-administrativos e estudantes que estiverem voltando de viagens nacionais e internacionais e apresentarem febre, dor no corpo ou tosse permaneçam ausentes das atividades acadêmicas por um período de 14 dias.
Até a tarde desta sexta-feira (13), a região do Cariri possui apenas uma notificação de suspeita de Coronavírus, em Crato.