Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
A Força-Tarefa para uma Mobilização Global contra a Mudança do Clima do G20 fez sua quarta reunião, no Rio de Janeiro. Essa força tarefa vai propor mudanças necessárias para evitar o aumento de temperatura. Conter esse aumento é fundamental para evitar impactos mais nocivos do aquecimento global.
O encontro no Rio de Janeiro sucedeu três reuniões, a primeira por videoconferência, em março, e outros dois encontros presenciais: em Brasília no mês de abril e em Belém em julho. O documento firmado na reunião, será selado em encontro de nível ministerial nos Estados Unidos que será realizado em outubro.
A Força-Tarefa dá especial ênfase às questões econômicas e financeiras ligadas ao enfrentamento da mudança do clima – peça central no aumento progressivo de ambição pelos países, conforme previsto no Acordo de Paris.
Segundo a coordenadora da Trilha de Finanças do G20 e secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, embaixadora Tatiana Rosito, “o objetivo da força-tarefa é a mobilização e transferência maciça de recursos para facilitar a transição climática e o desenvolvimento sustentável.”