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Alterações de dados bancários do seguro-desemprego agora só podem ser feitas presencialmente
A nova resolução já está em vigor e foi implantada pelo MTE para toda a rede de atendimento que operacionaliza o benefício.
Clara Karimai
Foto: Agência Brasil

Com objetivo de evitar possíveis fraudes, as alterações de dados bancários do seguro-desemprego só podem ser realizadas de forma presencial nas Unidades do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Superintendências Regionais do Trabalho e demais instituições executoras do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A decisão foi Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Coordenação Geral do Seguro-Desemprego.

A nova resolução já está em vigor e foi implantada pelo MTE para toda a rede de atendimento que operacionaliza o benefício, através da Orientação nº 27/2023.

Segundo o Secretário do Trabalho, Vladyson Viana, o pagamento via online, fragilizava a segurança do processo.

“Mesmo que o pagamento do seguro ocorra somente em uma conta vinculada ao CPF do requerente, o entendimento é de que o manejo dos dados bancários, por via online, fragiliza a segurança do processo. Sendo assim, essa comodidade poderia oferecer um grande potencial para irregularidades. Dessa forma, a iniciativa é imprescindível resguardar e manter essa importante política para o trabalhador”, afirmou.

A medida se aplica aos requerentes do seguro-desemprego que desejem inserir, alterar ou excluir contas bancárias para o recebimento das parcelas.  Com a mudança, os canais de atendimento remoto deixam de oferecer essa opção. Para obter o serviço, o trabalhador deve procurar os postos de atendimento munido de documentos pessoais e declaração dos dados que deseja alterar.

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