Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Aplicativo “Meu INSS” passa a emitir laudos de avaliação para pessoas com deficiência que solicitam benefícios
Para acessar os laudos das avaliações médicas e sociais, o solicitante deve fazer login no site ou no aplicativo Meu INSS utilizando sua conta gov.br.
Rute Oliveira
INSS: Criado serviço de agendamento para “Exigência Expressa”
Aplicativo Meu INSS Foto: Reprodução

Pessoas com deficiência que solicitaram o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) podem, a partir desta sexta-feira (8), acessar os laudos das avaliações médicas e sociais diretamente na plataforma Meu INSS. Essa funcionalidade está disponível para quem já passou pelas avaliações, que verificam, respectivamente, a condição de saúde e a situação socioeconômica do solicitante.

Para acessar os laudos das avaliações médicas e sociais, o solicitante deve fazer login no site ou no aplicativo Meu INSS utilizando sua conta gov.br. Em seguida, deve selecionar a opção “Laudo Médico e Avaliação Social” e fazer o download dos documentos.

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as conclusões dessas avaliações são essenciais para a liberação do benefício. O INSS também informa que os laudos de avaliações realizadas em solicitações anteriores podem ser reutilizados. No entanto, caso o pedido tenha sido feito antes de junho de 2021, o interessado deverá solicitar a cópia do processo para obter os laudos.

O valor mensal do BPC/Loas é de R$1.412,00. Este benefício é destinado a pessoas com deficiência que atendam aos critérios de baixa renda, ou seja, que tenham uma renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, aproximadamente R$353,00. Para receber o benefício, não é necessário ter contribuído ao INSS, mas é imprescindível comprovar a condição de baixa renda e a incapacidade de trabalhar.

Além disso, em caso de falecimento do beneficiário, o BPC/Loas não se converte em pensão para os herdeiros. O benefício também é concedido a pessoas com mais de 65 anos, desde que atendam aos mesmos critérios de renda.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade