Foto: Deborah Muniz
O capacete de respiração assistida Elmo, fruto de parceria entre a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e outras instituições públicas e privadas do estado, conquistou, após votação on-line, importante reconhecimento. A iniciativa cearense foi eleita como uma das 12 inovações tecnológicas mais relevantes da América Latina (AL). A escolha foi feita por médicos e integrou o cronograma de etapas do Prêmio Euro de Inovação na Saúde.
O Capacete Elmo concorreu com projetos de todo o país, subdivididos nas categorias Inovação Tecnológica Aplicada à Saúde (vencida pelo Elmo); Inovação em Terapias; Inovação em Processos Relacionados à Saúde; e Inovação Social e Sustentabilidade em Saúde. A premiação é dada a projetos que contribuem para uma melhor qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Os vencedores, nas respectivas seções, serão premiados com um recurso de 50 mil euros, cada. O valor deve ser investido no desenvolvimento de pesquisas.
Agora, as 12 inovações ganhadoras concorrem à categoria “Iniciativa Destaque”, que também será definida por votação para médicos da América Latina. O prazo para registrar a indicação do projeto escolhido seguirá até o próximo dia três de setembro, com data de divulgação do resultado a ser definida. Já o recurso destinado ao produto vencedor é de 500 mil euros.
Médicos e médicas devem acessar o site da iniciativa e realizar um cadastro por meio da aba “fazer login”, no canto superior direito da tela. É necessário preencher um formulário com dados como país, estado e número do registro médico.