Foto: Agência Brasil
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) atingiu um marco impressionante nesta sexta-feira (26), alcançando um milhão de inscrições.
O período de inscrição, que começou em 19 de janeiro, segue até 9 de fevereiro. As taxas são de R$ 90 para cargos de nível superior e R$ 60 para cargos de nível médio.
A data limite para solicitações de isenção de taxa, conforme especificado no edital, encerrou nesta sexta-feira (26). O CPNU, uma iniciativa inovadora do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, visa preencher cargos efetivos em órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. As provas serão aplicadas simultaneamente em todos os estados e no Distrito Federal.
Os candidatos devem se inscrever através do site GOV.BR, seguindo as instruções fornecidas após o login. Durante a inscrição, os candidatos escolhem entre carreiras agrupadas em oito blocos temáticos, cada um contendo carreiras similares.
O CPNU tem como objetivo promover a igualdade de oportunidades para o acesso a cargos públicos efetivos. A prova será realizada em 220 cidades brasileiras no dia 5 de maio.