Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Editais do Concurso Público Nacional Unificado serão publicados na próxima quarta-feira, 10
O período de inscrição será de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, e a prova será aplicada no dia 5 de maio
Raiana Lucas
Foto: Divulgação

Os editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) serão publicados na próxima quarta-feira (10). Os documentos trarão detalhes sobre os blocos temáticos, conteúdos das provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finais. O período de inscrição será de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, e a prova será aplicada no dia 5 de maio.

Regina Camargos, secretária adjunta de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, destacou a inovação na metodologia do concurso. As provas serão aplicadas em 220 cidades em todo o Brasil, um marco sem precedentes que exigiu uma preparação igualmente inédita. Em colaboração com a Cesgranrio, empresa responsável pela aplicação do concurso, o número de cidades foi expandido para assegurar que as regiões metropolitanas tenham mais de um local de prova.

O CPNU apresenta várias inovações, incluindo a participação ativa dos órgãos de controle desde o início do concurso. Regina enfatizou que esses órgãos não receberam apenas um resultado final, mas participaram de todas as reuniões e contribuíram desde o início.

A secretária adjunta também destacou a busca por igualdade de oportunidades no acesso a cargos públicos efetivos. Segundo ela, o objetivo é democratizar o acesso a essas posições. Muitas pessoas não conseguiam participar de concursos porque precisavam se deslocar para outros estados, o que pode ser muito caro. O CPNU pretende priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades do setor público.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade