Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Em evento nacional, comunicação dos estados cria Comissão Permanente de Combate às Fake News
Os secretários reforçaram a importância da comunicação pública como alicerce no combate às notícias falsas, através dos canais institucionais.
Raiana Lucas
Foto: Ascom Governo do Rio de Janeiro

Durante o 2° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, realizado nesta quinta-feira (21), representantes de 23 estados do Brasil assinaram um documento que cria a Comissão Permanente de Combate às Fake News. O evento foi realizado no Cristo Redentor – Rio de Janeiro, onde foi defendido a implementação de políticas públicas visando à correta divulgação dos fatos, e também o investimento em campanhas e ações para alertar a população sobre a necessidade de se buscar informações em fontes confiáveis.

O documento será entregue aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. Do Ceará, participaram do evento o coordenador de Imprensa do Governo do Estado, Thiago Cafardo, e a coordenadora de Publicidade, Nara Rodrigues.

No evento, os secretários reforçaram a importância da comunicação pública como alicerce no combate às notícias falsas, através dos canais institucionais. Outro ponto importante destacado pelos secretários, foi a importância de trabalhar em consonância com as empresas jornalísticas de comunicação de massa e demais membros da sociedade. No documento consta ainda sobre o respeito à liberdade de expressão, o dever de verdade dos órgãos oficiais, além do direito da população de ter acesso à informação correta e de utilidade pública.

Além da implantação da comissão de combate à fake news, foram implantadas outras três comissões: Jurídica, de Comunicação Social e de Inovação e Boas Práticas. O próximo encontro do Conselho das Secretarias Estaduais de Comunicação será no Paraná, em novembro.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade