Foto: Reprodução /Shutterstock
Um balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na noite do último domingo (3), mostra que 26,6% dos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, não compareceram ao primeiro dia do Enem para realizar as provas de linguagens, ciências humanas e redação. O índice ainda é menor que em 2023, onde a abstenção chegou a 28,1%.
Para o Ministro da Educação, Camilo Santana, a queda deve-se aos esforços para incentivar os alunos a realizar o Enem. “A gente considera que foi um salto importante, um esforço que o ministério tem feito para estimular que o aluno se inscreva no Enem. Até antes de 2023, sempre havia uma queda, um declínio no número de inscritos, e agora nós estamos retomando o crescimento, são quase 1 milhão [de candidatos] a mais”, destacou o ministro.
O balanço também registrou que, na Região Nordeste, com exceção do Maranhão, todos os estados registraram 100% no número de inscrições dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas. No Ceará, o número de inscritos foi de 279.054 sendo o sexto estado com maior número de candidatos no Brasil e o segundo do Nordeste, atrás apenas da Bahia.
Ainda de acordo com o ministro da educação, 90% dos candidatos inscritos foram alocados em até 10 quilômetros das suas residências. Por meio das notas do Enem, candidatos de 1.753 municípios brasileiros poderão ingressar no ensino superior em 2025.