Foto: Reprodução/Redes sociais
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), este ano, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A temática acaba de ser divulgada no perfil do ministro da Educação, Camilo Santana.
Os participantes deverão realizar um texto dissertativo-argumentativo, de até 30 linhas, sobre essa temática. Na redação, as ideias precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e argumentações precisas sobre o assunto. Os participantes também contam com textos motivadores que devem ajudar a desenvolver conceitos e trazer ideias para a escrita do texto.
Competências e critérios – As redações são avaliadas de acordo com cinco competências e a nota pode chegar a mil pontos. Porém alguns critérios podem configurar nota zero, como textos de até sete linhas, fuga ao tema, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa, e desrespeito à seriedade do exame.
Correção – Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final, essas correções são feitas por profissionais selecionados para isso, que atendem a critérios de formação, como graduação em letras e linguística, e formação continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisor e subcoordenador. O processo de correção é monitorado pelo Inep em todas as suas etapas e segue, rigorosamente, os parâmetros estabelecidos pelo Instituto.
A divulgação do resultado do ENEM 2024, deve ser liberado no dia 13 de janeiro de 2025, pelo portal do participantes no site do INEP, até lá os professores indicam que os candidatos busquem se manter tranquilos.