
O Festival de Cannes anunciou, nesta quinta-feira (10), a lista de filmes que irão concorrer na edição de 2025 do principal evento de cinema internacional. O filme brasileiro O Agente Secreto, estrelado por Wagner Moura e direção de Kleber Mendonça, foi cotado para premiação, podendo concorrer à Palma de Ouro, o prêmio de maior prestígio do evento.
O diretor recifense já participou de outras edições do festival com Bacurau (2019) e Aquarius (2016). Em 2023, participou de outros eventos com o documentário Retratos Fantasmas. A nova produção de Mendonça é uma das principais apostas do Brasil para a temporada de premiações no final deste ano e no próximo. Além de Wagner Moura, Udo Kier, Maria Fernanda Cândido e Gabriel Leone também fazem parte do elenco.

Foto: Bastidores da gravação de ‘O Agente Secreto’. — Foto: Reprodução
A trama é ambientada durante a ditadura militar no Brasil, no ano de 1977, e conta a história de um professor especialista em tecnologia que retorna à sua cidade natal, Recife, na tentativa de esconder seu passado. Lá, ele descobre que está sendo espionado.
Ainda não há previsão de exibição nos cinemas brasileiros e distribuição no país ficará por conta da Vitrine Filmes.
Vale destacar que, neste ano, o Brasil é o país convidado de honra do Mercado de Filmes, evento que ocorre paralelamente ao Festival de Cannes.