Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já têm datas marcadas. De acordo com portaria divulgada pelo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), assinada em 30 de dezembro, as avaliações ocorrerão nos dias 5 e 11 de novembro.
A informação foi divulgada nesta segunda-feira (2) pelo presidente substituto do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, através do Diário Oficial da União. O documento informa, porém, que as datas podem ser alteradas de acordo com a necessidade de ajuste das etapas inerentes à realização ou inviabilidade de alguma delas.
As inscrições serão realizadas em maio e os resultados estão previstos para serem divulgados em janeiro, porém, sem data certa por enquanto. Os resultados das provas do exame realizado em 2022 serão divulgados no próximo dia 13 de fevereiro.
O Inep também divulgou o percentual de inscritos e a taxa de abstenção no primeiro dia de prova. Segundo as informações, 27,9% não compareceram ao exame, mesmo tendo realizado matrícula. A porcentagem de inscritos que não realizaram a prova foi de 31,9%.
O novo ministro da educação, Camilo Santana (PT), afirmou nesta segunda-feira (2) que uma das prioridades de sua gestão é melhorar a credibilidade do Enem, já que no governo do antigo presidente, Jair Bolsonaro, houve uma queda considerável no número de inscritos.
Calendário do Enem 2023
Inscrições: de 8 a 19 de maio;
Aplicação do exame: 5 e 12 de novembro;
Divulgação do gabarito: 24 de novembro;
Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024.