FOTO: Reprodução
A ampliação da parceria entre Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios, feita na última segunda-feira, dia 14, permite que os pedidos de benefício por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença) possam ser feitos em mais de 2 mil agências dos Correios em todo país.
O objetivo dessa ampliação é aumentar a velocidade e agilidade para concessão dos pagamentos. Os segurados também poderão ligar para a Central, através do número 135, iniciar o requerimento, e finalizar a solicitação presencialmente na agência dos Correios. Neste caso será dado um prazo de cinco dias para que a pessoa apresente a documentação exigida.
“Atualmente, os benefícios estão sendo analisados em até 15 dias. Com ampliação do acordo com os Correios, nossos segurados que não têm acesso à internet e encontram dificuldade em fazer o requerimento pelo aplicativo terão mais essa comodidade: serem atendidos mais próximo de casa”, explica Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.
De acordo com o Instituto, a solicitação deste benefício por incapacidade temporária representa 78,66% dos benefícios concedidos. De julho de 2023, quando o Atestmed foi reformulado, até setembro de 2024, foram realizados 4.055.181 requerimentos via Atestmed. Desse total, 2.034.867 foram concedidos. Com ampliação da parceria entre INSS e Correios, a Concessão deve ocorrer de forma mais rápida.
Como vai funcionar?
Com a nova medida, os segurados poderão fazer o requerimento do Atesmed, ferramenta de análise de documentação médica, diretamente nas agências dos Correios, com o funcionário da unidade preenchendo a solicitação com a documentação no sistema do INSS e sanando possíveis dúvidas.
Um outro serviço poderá ser realizado no Balcão Cidadão: o cumprimento de exigência para todos os requerimentos do INSS. Os segurados também vão poder fazer o cumprimento de exigência para todos os requerimentos do INSS, envio de documentos ou informações pendentes para a concessão de um benefício previdenciário, nos Correios.