Foto: Reprodução
Mais 154 municípios brasileiros receberam a vacina contra dengue. Até então, o Ministério da Saúde havia selecionado 521 cidades para iniciarem a aplicação do imunizante contra a doença na rede pública, em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (27).
As seguintes regiões de saúde foram contempladas: Apucarana (PR), Aquífero Guarani (SP), Betim (MG), Central (ES), Grande Florianópolis, Recife (PE), Região Metropolitana de Campinas (SP); Uberaba (MG), Uberlândia/Araguari (MG), , São José do Rio Preto (SP) e São Paulo.
De acordo com dados do ministério, até o momento, 1.235.119 doses do imunizante foram encaminhadas ao municípios dede o início da campanha de vacinação contra a dengue. Desse total, 534.631 foram registradas como aplicadas, enquanto 700.488 não contém registro.
Além disso, do total de municípios contemplados inicialmente, 13 ainda não enviaram dados para o governo federal. Outro ponto destacado pela Saúde é que 668 mil doses estão próximas do vencimento, prevista para 30 de abril.
“A gente sabe que tem um quantitativo dessas doses que não foi aplicado. Não podemos deixar essas doses vencerem, é preciso utilizá-las. Diante disso, o Ministério da Saúde trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados”, destacou o diretor do Departamento de Emergência em Saúde Pública e do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE-Dengue), Márcio Garcia.
“A solução que encontramos foi concentrar as doses próximas do vencimento dessas duas unidades federadas e, para facilitar a logística, encaminhar tudo para um estado só. Escolhemos o Amapá, considerando o quantitativo de doses que teremos, a concentração da população na capital e o número de municípios que o estado tem, sem falar na própria situação epidemiológica, que justifica esse remanejamento”, complementou.
Segundo Márcio, a pasta recebeu uma nova remessa de doses contra a dengue. Essa é a primeira comprada, visto que a anterior havia sido doada pelo fabricante.
No total, serão distribuídas 930 mil doses para os 521 municípios anteriormente selecionados, e para os 154 contemplados agora.
“Enviaremos uma parte dessas doses para repor as que foram remanejadas em municípios inicialmente contemplados. Assim, garantiremos a continuidade da vacinação em locais com dose por vencer agora e que vão redistribuir. E também vamos garantir doses para aqueles municípios que estão vacinando bem. A ideia é que aquele município onde está acabando a dose receba mais para continuar a estratégia de vacinação”, explicou.
“Decidimos seguir a lista que foi pactuada com representações de estados e municípios. Seguimos a ordem e vamos garantir a distribuição de doses para contemplar essas regiões. A ideia é encaminhar doses novas, doses com prazo de validade adequado para esses locais e, com isso, contemplar mais 154 municípios na vacinação contra a dengue”, concluiu.