Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou recentemente que o governo avalia a possibilidade de isentar todos os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2024. De acordo com o ministro, a medida visa ampliar o número de candidatos inscritos na prova.
“Concluindo esse primeiro Enem, vamos fazer uma série de avaliações sobre o que podemos melhorar. Ou isenção total da taxa de inscrição para todos os alunos do Enem, ou fazer um trabalho articulado com os estados”, disse o ex-governador do Ceará.
Santana destacou, ainda, que a ação tentará corrigir a defasagem que existe entre os estados brasileiros. De acordo com ele, algumas unidades chegam a 90% dos estudantes inscritos no Enem, enquanto outros não atingem 40% da população foco do exame.
Aponta-se que hoje a taxa paga pelos estudantes é de R$85, todavia, alguns grupos já contam com a isenção: matriculados no último ano do ensino médio no ano da prova, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e pessoas situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Pontua-se que o gestor do MEC não deu um prazo para confirmar se a isenção total será de fato adotada.