Foto: Agência Brasil
O alistamento militar feminino inédito segue até 30 de junho. Mesmo período do alistamento masculino obrigatório. O Ministério da Defesa registrou cerca de 7 mil inscrições no alistamento militar feminino voluntário.
As inscritas concorrem a uma das 1.465 vagas disponibilizadas em Brasília (DF) e em outros 28 municípios de 13 estados, mais o Distrito Federal. A iniciativa é destinada às mulheres que completam 18 anos em 2025, ou seja, nascidas em 2007, a partir do decreto 12.154, de 27 de agosto de 2024, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em nota, o Ministério da Defesa afirma que pretende aumentar, progressivamente, o número de mulheres recrutadas pelo serviço militar inicial feminino, alcançando 20% das vagas, sendo 1.100 no Exército Brasileiro, 300 na Aeronáutica e 155 na Marinha.
Outro requisito além da idade para o alistamento voluntário é que as jovens residam no município onde existe a organização militar. As cearenses interessadas podem se alistar na Marinha, Exército ou Aeronáutica, de forma online ou presencialmente em Fortaleza (CE).
Segundo o ministério da defesa, no processo de análise das inscrições, as três forças irão considerar a disponibilidade de vagas, a aptidão da candidata e a especificidade exigida para incorporação. A seleção inclui entrevista, inspeção de saúde (exames clínicos e laboratoriais) e testes físicos.