O retorno da empresa japonesa era bastante aguardado, já que ela encerrou suas operações no Brasil em 2015. (Foto: Divulgação)
Novidade no Brasil, mas lançado em 2017 no exterior, o Nintendo Switch chegou ao país passado dia 18 de setembro custando R$ 3 mil – já nos Estados Unidos, ele é comercializado a US$ 300. Após cinco anos sem vender seus consoles no Brasil, a Nintendo anunciou o lançamento do videogame nas terras tupiniquins, e o aparelho só poderá ser encontrado em algumas lojas, como a Submarino, Lojas Americanas e Magazine Luiza.
O retorno da empresa japonesa era bastante aguardado, já que ela encerrou suas operações no Brasil em 2015, e os brasileiros tinham que ir até o exterior para adquirir um console da marca. Até o momento, somente o principal console da Nintendo chegará ao país, em sua versão principal, que pode ser utilizado como um videogame portátil ou ser conectado a uma TV.
Outros lançamentos
Segundo o diretor da Nintendo na América Latina, Bill van Zyll, a gigante japonesa espera trazer também o Switch Lite, que conta apenas com a função portátil, para mercado nacional ano que vem. No exterior, este modelo é comercializado por US$ 199. Zyll também justificou a demora para retornar ao mercado brasileiro: “Somos uma empresa bem cuidadosa e gostamos de trabalhar passo a passo. É impossível ignorar o Brasil, é o maior mercado de games na América Latina, mas gostamos de ter cuidado com o que fazemos”, afirmou o executivo.
Além dos consoles, novos controles para o videogame também chegarão ao Brasil, sendo eles o Pro Controller, que custará R$ 469, e o Joy-Con Controller original do Switch, pelo valor de R$ 499. Em relação aos jogos, os brasileiros por enquanto só poderão adquirir suas versões digitais por meio da loja virtual da companhia – além disso, poderão assinar o serviço digital Nintendo Switch Online, que conta com uma biblioteca de games clássicos e permite que os usuários joguem partidas online. Até lá, podemos visitar sites confiáveis como leovegas, que oferecem diversos jogos grátis, além de bônus de boas vindas.
Segundo Zyll, não há nenhuma expectativa que a empresa volte a comercializar jogos em formato físico no país. Alguns ainda podem ser encontrados em algumas lojas por R$ 300, enquanto nos Estados Unidos eles custam em torno de US$ 60. Também de acordo com o diretor, não há previsão para os games da Nintendo comecem a receber tradução e dublagem para português do Brasil, mas alguns deles tem versões para português de Portugal. Além do lançamento do console, a empresa japonesa irá reforçar a sua assistência técnica em território nacional, e quem já tem um Switch poderá requisitar o serviço, desde que comprove a origem da compra: “Cada situação é única, mas estamos de olho nisso”, disse Zyll. A empresa de jogos espera que o videogame possa entreter os brasileiros nesses tempos de crise sanitária, “Levamos vários anos para esse lançamento e aconteceu de estarmos prontos agora. Há quem questione se é a hora certa de lançar, mas esperamos que os brasileiros se divirtam com o Switch, reforçando nosso compromisso com o Brasil”, disse Bill van Zyll.
Concorrência
Um dos principais fatores que podem influenciar as vendas do videogame é a questão cambial, já que o dólar alcançou um dos patamares mais altos dos últimos tempos. Além disso os novos videogames da nova geração, o PlayStation 5 e o Xbox Series X, que chegam no final do ano, devem concorrer com o Switch, já que contam com gráfico e novidades de última geração. Outro fator que pode ser um contratempo para o sucesso do aparelho da Nintendo é que muitos brasileiros ainda preferem alguns modelos atuais, como o PlayStation 4 e o Xbox One, que contam com preços mais acessíveis que a novidade japonesa.