Foto: Reprodução
Durante o mês de outubro ocorrerá até 7 chuvas de meteoros com possibilidades de serem vistas no estado do Ceará. Vale ressaltar que alguns desses fenômenos são de pequenas proporções e podem ser prejudicados pelo brilho da lua.
Além disso, ocorrerá outros eventos outros fenômenos envolvendo a Lua e alguns planetas. O calendário dos eventos astronômicos deste mês foi feita pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Lepa) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) a pedido do Diário do Nordeste.
Confira lista:
CHUVA DE METEOROS DRACONÍDEOS: 9 DE OUTUBRO
Entre os dias 6 e 10 de outubro a população cearense pode acompanhar o fenômeno astronômico, mas o dia em que terá o ápice do evento, será este domingo (9). Porém, no mesmo dia a lua estará cheia, que pode dificultar a visibilidade da chuva de meteoros.
A chuva de meteoros pode ser visualizada a partir das primeiras horas da noite, porém, o horário ideal para acompanhar o evento é as 21h32m.
CHUVA DE METEOROS SUL TAURID: 10 DE OUTUBRO
Este evento ocorre entre os dias 10 e 20 de outubro, mas seu pico deve ser logo no primeiro dia. A fase da lua também pode prejudicar o fenômeno. Em Fortaleza, poderá ser vista a partir das 18h27m, mas para as áreas acima de maiores altitudes podem ver até as 0h, quando ocorre o ponto radiante da chuva. O melhor horário será próximo ao amanhecer.
CHUVA DE METEOROS ALFA-AURIGÍDEAS: 11 DE OUTUBRO
Entre os dias 10 e 14 de outubro, ocorre uma outra chuva de meteoros. O ápice do evento ocorre no dia 10. O evento pode ser acompanhado a partir das 22h01m em todos os dias de chuva de meteoros, podendo ser vista até as 04h52m.
CHUVA DE METEOROS GEMINÍDEOS: 18 DE OUTUBRO
Esta chuva de meteoros, inicia no dia 14 e ocorre até 27 de outubro, porém o pico do evento será no dia 18. O fenômeno pode ser visto a partir das 22h40m e permanece sendo possível ver até às 4h50m.
CHUVA DE METEOROS ORIÔNIDAS: 21 DE OUTUBRO
Esta está ocorrendo desde o dia 2 de outubro, mas seguirá até o dia 7 de novembro. O seu pico ocorre no dia 21 deste mês. A população cearense pode acompanhar o fenômeno após às 22h até às 4h49.
CHUVA DE METEOROS LEONIS MINORID: 24 DE OUTUBRO
Esta chuva de meteoros encerra o mês de outubro, ocorre entre os dias 19 e 27. O seu ápice será no dia 24, podendo ser vista de entre 2h19m e 4h48m. Este fenômeno não deve ser ofuscado pela lua, mas será difícil de acompanhar a olho nu, devido a baixa quantidade de meteoros.
Além das chuvas de meteoros, ocorrerão também outros eventos interessantes durante este mês. São os fenômenos chamados de aproximações. Isso ocorre quando dois astros estão posicionados aproximadamente na mesma ascensão reta no céu, além de parecer que ficam mais próximos.
CONJUNÇÃO E APROXIMAÇÃO DA LUA COM SATURNO: 5 DE OUTUBRO
Neste dia, a lua e o planeta Saturno estarão em conjunção. Quem olhar para o satélite da terra no dia 5 de outubro poderá ver o planeta como um ponto brilhante bem próximo. O evento fica melhor de ser visto por volta das 17h39m.
Também ocorrerá os eventos em que Mercúrio entra em dicotomia e em máxima elongação, no dia 9 de outubro. Aproximação e conjunção da Lua com Marte, no dia 15 de outubro.