Allan Duffes e Nelson Malfacini/ Carnavalesco
Com samba-enredo intitulado “Redentor do Sertão”, o Padre Cícero será homenageado pela escola de samba Unidos de Padre Miguel, do grupo de acesso do Rio de Janeiro, no carnaval do ano que vem. O anúncio foi feito nessa sexta-feira (24), coincidindo com o aniversário de 179 anos de nascimento do sacerdote.
“É com muita alegria e devoção, que a Unidos de Padre Miguel, desvenda o mistério e anuncia que Padre Cícero Romão Batista é o Redentor do Sertão! Nesse dia especial em que Padre Cícero completa 179 anos, o presente é para a nossa Comunidade e para Nação Romeira de todo o Brasil”, anunciou a agremiação carnavalesca.
De acordo com o carnavalesco Edson Pereira, a narrativa desenvolvida pela escola de samba trará luz às emoções do sertanejo, evidenciando a ligação de suas histórias de vida com as benfeitorias e obras do padre.
“Apoiado na figura de Padre Cícero, o enredo é um convite a viajar no imaginário místico popular do povo sertanejo. Causos fantásticos, visões e milagres fazem parte da história do Padim, que configura, para seus devotos, uma representação divina”, explicou.
A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, comentou o anúncio e disse que recebeu a notícia com bastante alegria. “Com a exposição na Marquês da Sapucaí dessa riqueza cultural e turística, vamos fomentar a vinda de mais pessoas ao nosso Cariri, para conhecer a história dessa importante figura religiosa”, destaca.
Carnaval 2023
No carnaval deste ano, Padre Cícero figurou na Sapucaí no desfile da Imperatriz Leopoldinense, escola campeã do Grupo Especial. A agremiação explorou a história de Lampião, após a morte em 1938. No enredo, o Padim foi o ‘advogado’ do Rei do Cangaço, que pleiteava um lugar no céu.