Foto: BRUNA PRADO/AFP
O ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), conta atualmente com um conjunto de 16 ações contra ele no âmbito da Justiça Eleitoral, e parte dessas ações está em vias de entrar na fase final de julgamento. Nessa linha, o Datafolha questionou a população se ela acredita que o político de direita deve ou não ser tornado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral. E, de acordo com 51% dos entrevistados, Bolsonaro deve ser punido com a perda dos direitos políticos.
Para esse contingente, o ex-presidente atuou de forma densa para descredibilizar e desacreditar o sistema eleitoral brasileiro durante os últimos anos, antes mesmo de sua posse em 2019. Outros 45% defendem a tese de que o político seja poupado pela Justiça Eleitoral. 4% não soube responder.
De acordo com a avaliação de um conjunto de juristas, a maior chance de condenação de Bolsonaro está na ação movida pelo PDT. Nesta peça, o partido de Ciro Gomes coloca no centro discursivo a reunião com embaixadores promovida por Bolsonaro no exercício do cargo, durante o encontro ele desacredita o sistema de votação do Brasil. O ex-presidente usa de uma série de argumentos falsos e que já haviam sido publicamente desmentidos em repetidas oportunidades.
A pesquisa em destaque ouviu 2.028 eleitores e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.