Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Produção da indústria brasileira recua pelo 2° mês consecutivo
Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM).
Paulo Junior
Foto: REUTERS/ Washington Alves/ Direitos Reservados

Informações da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) mostram que a produção da indústria brasileira caiu pelo segundo mês consecutivo. Segundo os dados, a produção recuou 0,9% no mês de maio, isso se comparado ao que foi gerado em abril deste ano. Esta retração soma-se ao recuo já visto no mês anterior, fazendo o setor acumular uma perda de 1,7% nos últimos dois meses.

Esse contexto fez com que o país perdesse o acréscimo alcançado nos meses iniciais do ano, quando a indústria nacional verificou uma ampliação da ordem de 1,1%. Pontua-se que no conjunto dos últimos doze meses o setor ainda observa um resultado positivo, já que se verifica um crescimento de 1,3%. Porém, os dados trazidos pela PIM destacam a desaceleração do setor.

Os dados organizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também trouxeram um comparativo entre os 5 primeiros meses de 2024 com o mesmo período de 2023. Neste recorte a indústria cresceu 2,5%.

O IBGE destacou que dos 25 setores avaliados, 16 registraram algum nível de retração. No que tange as causas, a pesquisa aponta as enchentes no Rio Grande do Sul, além de greves e paralisações.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade