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O sistema de escape de um automóvel moderno é capaz de combater eficazmente as emissões de escape nocivas, reduzindo significativamente a sua percentagem de toxicidade. Isto é conseguido através do funcionamento do conversor catalítico. Mas com o aumento da quilometragem de um carro, o detalhe fica gradualmente entupido e cai em desintegração, requerendo remoção e substituição.
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Existem três tipos de catalisadores, de acordo com a sua construção, enchimento e princípio de funcionamento. Vejamos as características de cada tipo com mais detalhe.
Químico
Outro nome para estes catalisadores é aditivos. Existem na maioria dos carros estrangeiros modernos. O principal objetivo dos neutralizadores químicos é melhorar o desempenho do combustível, os óleos utilizados. Aumentar a durabilidade e a vida útil de muitos componentes do veículo.
Os aditivos contribuem para melhorar a combustão do combustível, reduzindo o número de detonações ou emissões tóxicas de gases de escape.
A principal desvantagem dos catalisadores químicos é o seu tempo de vida limitado. É muitas vezes necessário substituir a peça.
Também é importante não o exagerar com aditivos. A sua concentração excessiva pode levar ao desenvolvimento da corrosão das carcaças metálicas das peças, componentes e ao aumento do consumo de combustível.
Celular
O tipo mais popular de conversor catalítico entre os automobilistas e fabricantes.
A peça tem uma estrutura em grelha que se assemelha muito a um favo de mel de abelha, daí o nome. O favo de mel é revestido no topo com uma fina camada de metais preciosos do grupo da platina (irídio, ródio, paládio). Exatamente as partículas de metais preciosos reagem quimicamente com o escape, neutralizando a sua toxicidade.
Os catalisadores são feitos de cerâmica ou metal.
Vale a pena notar que os catalisadores alveolares têm algumas nuances desagradáveis. Estes incluem:
- Se o sistema de ignição estiver defeituoso, a gasolina começa a acumular-se no interior do conversor catalítico. Quando o motor é ligado, o combustível acumulado detonará (explode). Como consequência, o favo de mel derrete, distorce a sua forma e começa gradualmente a desintegrar-se.
- A estrutura cerâmica alveolar é muito sensível a influências mecânicas. Qualquer impacto provoca fendas e amolgadelas na superfície. No pior cenário, o pó cerâmico entra noutras partes do sistema de escape, componentes do veículo, provocando a sua avaria.
Um conversor catalítico que falha, reduz significativamente a potência do motor e aumenta o consumo de combustível. Um catalisador entupido deve, portanto, ser removido em tempo útil e substituído por um novo catalisador ou outras alternativas.
Magnetostrictivo
Inventado nos anos 70 do século XX, mas nunca reconhecido pelos automobilistas e fabricantes. O princípio básico não é uma alteração química na composição do combustível, mas as suas propriedades físicas. Isto é conseguido através da orientação correta da molécula de combustível para que possa fixar a si mesma o número máximo de moléculas de oxigênio. O resultado é uma combustão mais completa do combustível, libertando mais calor. A instalação exigirá ajustes no sistema do motor do veículo.
Apenas um número limitado de empresas fabrica catalisadores de partículas magnéticas, o que os torna difíceis de encontrar e comprar.
O conversor catalítico é instalado antes do carburador ou injetor.