Foto: John Schnobrich/Unsplash
A relação de consumo dos brasileiros, assim como tem acontecido em outros países, passa por uma adaptação nos últimos dois anos, seguindo uma relação mais confiante com o universo online em paralelo com as inovações tecnológicas.
O relacionamento entre consumidores e marcas está se adaptando a partir de um novo perfil em compras e serviços digitais, bem como maior uso de internet, incluindo nisso educação, itens de necessidade e entretenimento.
Diversos segmentos agora contam com versões online
Esse aumento no uso da rede foi tema da Pesquisa do Comitê Gestor da internet (CGI.Br), com dados coletados em 2021 confirmando a evolução de diversas atividades online no cotidiano.
Nessa pesquisa observou-se uma tendência de digitalização em continuidade ao que foi levantado em 2020, com transformações cada vez mais consolidadas na sociedade como um todo.
A 4ª edição do estudo que analisa o comportamento dos brasileiros nos últimos tempos, divulgada em abril deste ano, sinalizou para a popularização crescente de transações financeiras e serviços de saúde por parte dos internautas no país. No que se refere a consultas, transferências e pagamentos, o índice chegou a 71% entre as pessoas ouvidas.
No caso de telessaúde, de acordo com a pesquisa, cerca de um quarto dos usuários tiveram acesso à atendimento de saúde através da internet. Entre as consultas online, 69% disseram ter recorrido à rede pública (Sistema Único de Saúde – SUS) e 53% através da rede privada.
Vale mencionar ainda que essa forma de atendimento por teleconsultas foi mais comum através de aplicativos de mensagens, o que atesta a praticidade e velocidade desse método.
Os serviços públicos e de ensino a distância foram outros temas citados pelos entrevistados. Em comparação aos dois anos de levantamento de dados, houve uma maior procura por cursos online, sendo que 33% disseram ter procurado essa alternativa, contra 13% do índice anterior.
E-commerce e delivery
O perfil de consumo do brasileiro, adaptado às novas tendências, também aponta que a relação de compra e venda se tornou indispensável. A personalização e a comunicação com os clientes são outras inovações em constante aprimoramento, além da melhoria nos processos e etapas via e-commerce.
O varejo é um dos segmentos que voltou os olhos para essa nova realidade, além dos pequenos empreendedores que encontraram formas de comercializar ou oferecer serviços pela internet. Os apps de mensagens, as redes sociais e formas simplificadas de pagamentos como o pix impulsionaram os diferentes negócios no ambiente online.
Nesse contexto, o delivery ganhou força, com 2,2 bilhões de acessos em sites e aplicativos dessa categoria no ano passado, o que corresponde a um aumento expressivo de 13% no tráfego.
Além disso, segundo levantamento da GS&NPD e do Instituto Food Service Brasil, os gastos dos brasileiros nesse segmento somaram R$ 40,5 bilhões, 24% a mais que no período anterior.
Diversão e jogos
O mercado de entretenimento também esteve diante de um desafio para encontrar novas formas de oferecer serviços, ampliar conteúdo oferecido e atrair novos consumidores para outros nichos. Esse é o caso dos games, por exemplo.
Dados da pesquisa Consumo Online no Brasil, feita pela Edelman e PayPal, indicaram que 56% dos brasileiros compraram jogos por meio online em 2021, sendo um aumento de mais de 7% desde 2019. A preferência foi por pagamentos eletrônicos.
Além desse crescente consumo de jogos online, outro fator que acompanhou esse processo é a profissionalização nessa vertente. Isso pode ser observado principalmente por grandes torneios de jogos online, como o League of Legends Worlds, que têm crescido exponencialmente desde sua primeira edição em 2011.
Essa tendência segue também por jogos tradicionais: a exemplo do poker, que ganhou versão online e agora está sendo disputado em vários eventos ao vivo, como European Poker Tour ou Brazilian Series of Poker; e no caso de jogadores de xadrez famosos como Magnus Carlsen, que, para se preparar para o próximo campeonato mundial, jogam em plataformas online como Chess.com e até mesmo transmitem suas partidas para milhares de espectadores.
Entretenimento e cultura
Além do entretenimento em games, o cenário virtual conquista cada vez mais brasileiros que assistem a programas, filmes, séries ou vídeos em geral pela internet. Segundo o levantamento TIC Domicílios, do CGI.br, a proporção de usuários nesse segmento chegou a 89% em 2021, sendo que em 2019 era de 74%.
A internet também ampliou as formas de consumo para participação em atividades culturais, para shows, cinema, apresentações, exposições, entre outras. A pesquisa revelou ainda que 73% dos usuários adquiriram ingressos para eventos transmitidos online e 69% para presenciais.