Foto: Tatiana Fortes / Gov do Ceará
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará, por meio das Centrais de Regulação das Urgências (CRUs), recebeu 13.636 casos de falsas ocorrências, entre janeiro e novembro de 2023, um total de 332.966 chamadas recebidas. As informações são da Secretaria de Saúde (Sesa).
De acordo com o diretor técnico do Samu, Luciano Quental, o trote apresenta alta gravidade na integridade do serviço. “Toda população deve estar ciente de que o trote pode provocar o deslocamento de uma ambulância para atender uma falsa ocorrência e que traz um prejuízo enorme a um paciente que realmente esteja precisando do atendimento”, explica.
“Os trotes comprometem a eficiência do atendimento a emergências reais, colocando em risco a vida de quem realmente precisa de ajuda imediata”, complementa Luciano.
A pasta informa que os profissionais do Serviço, responsáveis pelos atendimentos, são capacitados para identificar as falsas ocorrências, no entanto, existem situações em que a identificação do trote só é possível no local designado, pois, segundo a médica (TARM) da CRU do Eusébio, Renata Soares, algumas pessoas conseguem desenvolver bem uma chamada falsa.
Vale destacar que atualmente, no Ceará, o Samu dispõe de três CRU: a CRU Juazeiro do Norte, que regula a Região de Saúde do Cariri; a CRU Sobral, atendendo à Região de Saúde de Sobral; e a CRU Eusébio, regulando as Regiões de Saúde de Fortaleza, Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central. Em Fortaleza, a atividade é municipalizada.
O Serviço funciona por meio do número 192, 24 horas por dia, todos os dias da semana, com uma equipe que integra médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.