O Irã está situado precisamente na confluência de várias placas tectônicas, o que gera intensa atividade sísmica. - Foto: Diário do Nordeste
Ao menos cinco pessoas morreram e outras 120 ficaram feridas em um terremoto de 5,9 graus de magnitude que sacudiu nesta sexta-feira a região noroeste do Irã, segundo a TV estatal do país.
O epicentro foi situado a cerca de 60 km da cidade de Hastrud, na província do Azerbaijão Oriental, por volta das 02H30 local (20H00 Brasília), informou o Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGS).
O USGS emitiu um alerta para mencionar que provavelmente se registrará “número significativo de vítimas” e danos “potencialmente generalizados”.
Segundo o centro de sismologia do Instituto de Geofísica da Universidade de Teerã, o epicentro foi situado a 8 km de profundidade, sendo acompanhado por quatro tremores secundários, com entre 4,1 e 4,8 graus de magnitude.
A TV estatal informou que estão em andamento operações de busca e resgate em 41 aldeias, e que os danos materiais parecem afetar significativamente apenas duas.
Testemunhas revelaram que os habitantes das zonas rurais mais afetadas abandonaram suas casas, mas a agência de notícias Fars informou que poucas horas após o terremoto a situação parecia se normalizar.
O Irã está situado precisamente na confluência de várias placas tectônicas, o que gera intensa atividade sísmica.
Em 1990, um terremoto de 7,4 graus arrasou o norte do Irã e matou mais de 40 mil pessoas, deixando cerca de 300 mil feridos e meio milhão de pessoas sem teto.
Diário do Nordeste